"Os Romanos na Península Ibérica"
-OS TEXTOS E OS EXERCÍCIOS-
PRIMEIRA SEMANA
1.- A conquista romana e a resistência dos povos ibéricos.
1.1.- Os Romanos e o seu Império.
Originários de Roma, començaram por dominar os povos vizinhos, na Península Itálica. Continuaram a sua expanção, tanto para Ocidente como para Oriente, lutando contra outros povos para imporem o seu domínio. As vitórias sobre Gregos e Cartaginenses asseguraram-lhes o domínio de todo o mar Mediterrâneo, ao qual chamaram Mare Nostrum ("O nosso mar"), pois ninguém lá podia navegar sem sua autorização. A conquista da Península Ibérica foi também importante para alcançar esse objectivo.
Os Romanos acabaram por formar um vasto império. Roma era a sua capital. Os territórios dominados forneceram-lhes muitas riquezas.
A conquista e o domínio do império ficaram a dever-se, em grande parte, à existência de um exército rigorosamente treinado, disciplinado e bem armado, constituído por legiões. Cada legiões era composta por quatro a seis mil homens de infanteria e trezentos cavaleiros.
O exército romano chegou a ter 150.000 legionários.
Fontes: RODRIGUES OLIVEIRA, A.; RODRIGUES, A. y CANTANHEDE, F.: História e Geografia de Portugal, 5º ANO-VOLUME 1, Lisboa, Texto Editores, 2006, pp. 26-27.
AJUDA LINGUÍSTICA:
- Fornecer(-se): abastecer, surtir, prover(-se) com/de.
- Verbos regulares/não regulares no passado (SYMBALOO, o bloco 11).
- Complemento direto: eu (me), tu (te), você/ele/ela (o, a), nós (nos), vocês (vos), eles/elas (os, as).
- Complemento indireto: eu (me), tu (te), você/ele/ela (lhe), nós (nos), vocês (vos), eles/elas (lhes).
AJUDA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA:
1.- Escrever dois adjectivos que caracterizem o Império Romano.
2.- Construir "O meu glossário":
- Império: conjunto de vários territórios habitados por povos diferentes sujeitos ao poder do mesmo chefe supremo.
- Octávio César Augusto: primeiro Imperador Romano.
- Capacete de metal (o elmo) e penacho: o capacete protegia a cabeça, a cara e o pescoço dos legionários, deixando os olhos e as orelhas descobertas. Os chefes militares usavam o penacho para que os soldados pudessem ver e seguir as suas instruções durante as batalhas
- O colete de metal (a armadura): era feito de placas de metal ligadas por tiras de couro. Protegia o tronco, por baixo da armadura usava-se uma túnica de lã.
- Dardo romano: tinha uma ponta estreita, que perfurava as armaduras e os escudos dos inimigos.
1.2.- A Resistência dos povos ibéricos.
OS LUSITANOS
Os Lusitanos são excelentes para armar emboscadas e descobrir pistas. O escudo de que se revem é pequeno, a parte anterior é côncava. Trazem-no suspenso ao pescoço por correias. Arman-se com um punhal ou grande faca. Em geral, os capacetes são de couro. Todos estes montanheses têm cabelos compridos e flutuantes, à maneira das mulheres, mas, para combater, cingem a fronte com uma ligadura. (...) Celebram jogos, nos quais se exercitam no pugilato e na corrida, e simulan escaramuças e batalhas campais.
AJUDA LINGUÍSTICA:
- Cabelo (pessoa) vs. Pelo (animal). Cabelo comprido, curto, moreno, louro e ruivo.
- Em geral (geralmente). Outros: habitualmente, aproximadamente, finalmente, provavelmente,...
- Mais vs. Mas.
- À maneira das mulheres (À/Às).
AJUDA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA:
- Povos Pré-romanos (SYMBALOO, o bloco 6).
- ATIVIDADE: Identifica a) a táctica de guerra utilizada pelos Lusitanos; b) como se armavam para a guerra; c) como se preparavam para a guerra. Diz qual o costume lusitano que mais te impressionou. Porquê? Dá outro título ao documento. Justifica a tua escolha.
(Terça-feira / 1 hora)
2.- A Península Ibérica romanizada.
2.1.- A Romanização.
Após a conquista da Península Ibérica, viveu-se um período de paz que se prolongou por vários séculos.
Os Romanos exerceram grande influência no modo de vida dos povos penisulares e impuseram a sua língua. A todas estas transformacões verificadas na Península Ibérica dá-se o nome de Romanização. A língua dos Romanos, o Latim -que deu origem a várias línguas europeias-, e a boa rede de estradas falicitaram a comunicação entre Roma e as diversas regiões do Império. Foram, por isso, dois factores muito importantes para a Romanização das terras conquistadas.
AJUDA LINGUÍSTICA:
- Após (preposição) - Depois de (advérbio). Lembrar as preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
- O povo vs. A vila, a cidade, a aldeia,...
AJUDA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA:
1.- Consultar SYMBALOO, o bloco 5.
1.- Descrever alguns desses vestígios e referir a sus finalidade. Se não conhecer nenhum local com vestígios romanos, dizer qual gostaria de visitar e porquê.
2.- Construir "O meu glossário":
- Salgadeiras (Tróia, península do estuário do Sado) e ânfora: nestes tanques produzia-se um preparado à base de peixe -garum-. As ânforas eram utilizadas para transportar produtos, entre os quais o garum.
- Marco romano: nas bermas das estradas havia marcos indicando a distância até à cidade seguinte.
- Rede de estradas: os romanos construíram uma rede de estradas por onde circulavam as suas legiões e os comerciantes. Esta rede de estradas unia as cidades mais importantes do império à capital, Roma, para onde eram enviadas muitas riquezas da Península Ibérica e os impostos pagos pela população.
(Sexta-feira / 1 hora)
2.2.- O Cristianismo
Foi numa província do Império Romano, a Judeia, que surgiu o Cristianismo, religião pregada por Jesus Cristo.
Jesus Cristo viveu há cerca de dois mil anos em Belém, na Judeia, e, seguido por vários discípulos, pregou uma religião de amor e fraternidade, dirigida a todos os homens de boa-vontade. Na sua pregação, Jesus defendia:
- a existência de um único Deus (religião monoteísta).
- que o primeiro mandamento é amar a Deus e o segundo é amar ao próximo como nós mesmos;
- que todos são iguais e filhos de Deus, quer sejam homens ou mulheres, ricos ou pobres, livres ou escravos, sábios ou ignorantes.
Mas, em 313, o imperador Constantino deu liberdade de culto aos Cristãos e, em 380, o imperador Teodósio declarou o Cristianismo religião oficial do Império.
Fontes: RODRIGUES OLIVEIRA, A.; RODRIGUES, A. y CANTANHEDE, F.: História e Geografia de Portugal, 5º ANO-VOLUME 1, Lisboa, Texto Editores, 2006, p. 32.
AJUDA LINGUÍSTICA:
- Há (P.I.)/Houve (P.P.S.) - Verbo haver.
- Todos vs. Tudo.
- Numerais ordinaris: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, vigésimo, trigésimo, quadragésimo, quinquagésimo,...
- Próximo=perto / Parente do primeiro grau.
- O baptismo de Jesus Cristo: antes de començar a divulgar a sua religião, Jesus Cristo foi baptizado por o seu primo João Baptista, nas águas do rio Jordão. A Bíblia é o Livro Sagrado dos Cristãos.
SEGUNDA SEMANA
(Segunda-feira / 1 hora)
2.3.- A contagem do tempo.
Fontes: RODRIGUES, J.C. y DA CRUZ FORTES, M.ªA.: História e Geografia de Cabo Verde , 7º ano (verão experimental), Porto, Porto Editora, 2011. |
O século I se iniciou com o ano 1 e terminou com o ano 100; o século II iniciou-se com o ano 101 e terminou no ano 200, e asim sucessivamente.
Para saberes o século a que corresponde um determinado ano, poderás proceder do seguinte modo:
- Se o ano termina em dois zeros, o número de centenas dá-te o século. Repara: 1500 = 15 centenas = século XV.
- Se o ano não termina em dois zeros, basta somar uma unidade ao número de centenas. Assim: 1514 ..... 15 centenas + 1 = século XVI.
Fontes: RODRIGUES OLIVEIRA, A.; RODRIGUES, A. y CANTANHEDE, F.: História e Geografia de Portugal, 5º ANO-VOLUME 1, Lisboa, Texto Editores, 2006, p. 33.
AJUDA LINGUÍSTICA:
- Lembrar como dizer os números: 2500 (dois mil e quinhentos); 1989 (mil novecentos e oitenta e nove); 3456 (três mil quatrocentos e cinquenta e seis).
AJUDA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA:
- Principais unidades de tempo, em História: MILÉNIO (1000 anos), SÉCULO (100 anos) e ANO (365 dias).
- Consultar SYMBALOO, o bloco 10 e o bloco 12.
(Terça-feira / 1 hora)
2.4.- As invasões bárbaras.
AJUDA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA:
- ATIVIDADE: a) Identificar os povos bárbaros que se fixaram na Península Ibérica; b) dizer qual deles ficou a dominar quase toda a Península.
(Sexta-feira / 1 hora)
¡¡O EXAME FINAL DA UNIDADE (atividade interativa)!!
...
Você pode consultar o enlance seguinte para saber mais:
No hay comentarios:
Publicar un comentario